segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MY WAY


Muita gente não sabe que a música MY WAY é, originalmente, francesa. A autoria é de Claude François, que foi um compositor francês que fez muito sucesso na década de 60 na França e morreu prematuramente eletrocutado em sua banheira. Cloclô, como era conhecido pelos franceses, sofria de distúrbio obsessivo compulsivo e passou desta para a melhor ao tentar alinhar uma lâmpada torta de dentro da banheira.

Entre tantas músicas, François compôs a chamada Comme d’Habitude, que mais tarde seria traduzida para o inglês e imortalizada na voz de gente como Frank Sinatra e Elvis Presley.

Eu devo confessar, no entanto, que prefiro a versão em inglês da música, e que esta nem é a minha favorita de Claude François. O jovem talentoso Cloclô compôs sucessos muito mais divertidos do que este. Entre eles, os meus dois preferidos são os listados aí embaixo. A primeira, chamada de Belles, belles, belles!, tem um videoclipe ótimo que, pasmem, tem quase um milhão e meio de views no Youtube (isso para vocês entenderem a popularidade do cantor na França). A segunda é a deliciosa Belinda, que também tem um vídeo  tão típico da década de 60 que chega a ser engraçado.

“My Way”, uma composição de rara beleza melódica, com certeza é uma das canções mais gravadas no mundo. O título em inglês, embora mais conhecido, não é o original. A versão primeira é francesa e foi batizada como “Comme d'habitude”, de autoria de Claude François e Jacques Revaux, com letra de Claude François e Gilles Thibaut, lançada por Claude François, em 1967, na França. 

A versão mais famosa, sem dúvida, é adaptação, em inglês, de Paul Anka, lançada por Frank Sinatra em 1968. 

My Way é um dos maiores fenômenos da música mundial. Estimar a quantidade de versões e cantores que gravaram a música em vários idiomas, portanto, continua a ser um grande desafio para os pesquisadores.

Selecionei quatro versões que aprecio: a versão definitiva cantada por Frank Sinatra, a vibrante performance de Elvis Presley, uma boa e comportada interpretação de Robbie Williams e a versão original francesa, cantada pelo autor Claude François. 

François faleceu jovem, em 1978, aos 39 anos. O cantor tomava banho em uma banheira e, ao tentar afastar uma lâmpada com as mãos molhadas, sofreu um forte choque elétrico.

My Way (Claude François/Jacques Revaux/Paul Anka) é o título em inglês da canção francesa Comme d'habitude, que foi lançada pela primeira vez pelo autor, Claude François , em 1967, na França. Em 1968, Frank Sinatra lançou sua versão em língua inglesa, adaptada por Paul Anka e que virou um de seus maiores clássicos. É uma das músicas populares mais gravadas da história. A versão em inglês manteve somente a melodia, pois o texto é completamente diferente do da versão francesa original.

A versão de estúdio de Elvis Presley foi gravada em junho de 1971 e lançada só em 1995 no disco "Walk A Mile In My Shoes". Existem as versões ao vivo do show do Hawaii que foi lançada no disco ao vivo em 1973 denominado Aloha from Hawaii e outra lançada em 1977 em um compacto simples com America The Beautiful no "lado B", não se esquecendo da versão do disco Elvis in Concert, uma versão ao vivo de 1977 .

O cantor e compositor Marcelo Nova regravou a musica My Way em uma versão brasileira em 1986 no album Viva da banda Camisa de Vênus

O grupo musical Gipsy Kings(em português os Reis Ciganos) com influência de música característica da cultura da etnia romani (cigana), gravou uma versão deste tema em castelhano a qual foi inserido no album intitulado Gispsy Kings em 1987.

Em 16 de julho de 1994, no show realizado no Dodge Stadium de Los Angeles, Os Três Tenores Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras gravam My Way, estando Frank Sinatra na platéia. No filme do grupo de punk rock inglês Sex Pistols, The Great Rock'n'Roll Swindle, de 1980, o baixista da banda, Sid Vicious, canta uma versão da música.

Em 14 de setembro de 2012 foi lançado o filme de origem francesa intitulado My Way, o Mito Além da Música, dirigido por Florent Emilio Siri, que conta a vida de Claude François, coautor da versão original composta em 1967.

A minha vida - My Way Ao vivo - Chitãozinho e Xororó. Gravado em 1992, com regência do maestro Eduardo Lages. Imortalizada por Frank Sinatra e Elvis Presley, em uma versão emocionante

My Way
Compositor: Paul Anka / Jacques Reveaux / Claude François
Interprete: Elvis Plesley

Outros Interpretes para esta música: 
Claude François, Frank Sinatra, Os Três Tenores, Paul Anka, Andy Williams, Aretha Franklin, Celine Dion, Joan Baez, Julio Iglesias, Michael Bublé, Mireille Matheus, Nina Hagen, Robble Willians, Sex Pistols e Shakira, Marcelo Nova, Reys Ciganos,  Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras,  Sid Vicious, Chitãozinho e Xororó, Sidney Magal, Roberto Carlos, 

LETRA EM INGLÊS

And now the end is near
And so I face the final curtain
My friend, I'll say it clear
I'll state my case of which I'm certain

I've lived a life that's full
I traveled each and every highway
And more, much more than this
I did it my way

Regrets, I've had a few
But then again, too few to mention
I did what I had to do
And saw it through without exemption

I've planned each charted course
Each careful step along the byway
And more, much more than this
I did it my way

Yes there were times, I'm sure you knew
When I bit off more than I could chew
But through it all when there was doubt
I ate it up and spit it out

I faced it all and I stood tall
And did it my way

I've loved, I've laughed and cried
I've had my fill, my share of losing
And now as tears subside
I find it all so amusing

To think I did all that
And may I say, not in a shy way
Oh, no, oh, no, not me
I did it my way

For what is a man, what has he got?
If not himself, than he has naugth
To say the things he truly feels
And not the words of one who kneels

The record shows, I took the blows
And did it my way

VERSÃO PARA O PORTUGUÊS

MY WAY - ELVIS PLESLEY

Meu Jeito

E agora o fim está próximo
E portanto encaro o desafio final
Meu amigo, direi claramente
Irei expor o meu caso do qual estou certo

Eu tenho vivido uma vida completa
Viajei por cada e todas as rodovias
E mais, muito mais que isso
Eu o fiz do meu jeito

Arrependimetos, eu tive alguns
Mas aí, novamente, pouquíssimos para mencionar
Eu fiz o que eu devia ter feito
E passei por tudo consciente, sem exceção

Eu planejei cada caminho do mapa
Cada passo, cuidadosamente, no correr do atalho
E mais, muito mais que isso
Eu o fiz do meu jeito

Sim, em certos momentos, tenho certeza que tu sabias
Que eu mordia mais do que eu podia mastigar
Todavia fora tudo apenas quando restavam dúvidas
Eu engolia e cuspia fora

Eu enfrentei a tudo e de pé firme continuei
E fiz tudo do meu jeito

Eu já amei, ri e chorei
Cometi minhas falhas, tive a minha parte nas derrotas
E agora conforme as lágrimas ficam para trás
Eu acho tudo tão divertido

E pensar que eu fiz tudo isto
E devo dizer, sem muita timidez
Ah, não, ah, não, não eu
Eu fiz tudo do meu jeito

E para que serve um homem, o que ele possui?
Senão ele mesmo, então ele não tem nada
Para dizer as coisas que ele sente de verdade
E não as palavras de alguém de joelhos

Os registros mostram, eu recebi as pancadas
E fiz tudo do meu jeito














OUTROS INTERPRETES:

Claude François

Frank Sinatra

Os Três Tenores

Paul Anka

Andy Williams

Aretha Franklin

Celine Dion

Joan Baez

Julio Iglesias

Michael Bublé

Mireille Matheus

Nina Hagen

Robble Willians

Sex Pistols e Shakira

Marcelo Nova

Luciano Pavarotti

Plácido Domingo

Instrumental - Piano Livre

Sid Vicious

Chitãozinho e Xororó

Roberto Carlos e Elvis Plesley (cower)

Nenhum comentário:

Postar um comentário